Ansiedade: como controlar esse transtorno?

Ansiedade: como controlar esse transtorno?

Classificada como o mal do século, a ansiedade é um transtorno cada vez mais comum em todo o mundo, principalmente entre os brasileiros já que, segundo a Organização Mundial da Saúde somos o país com o maior número de pessoas ansiosas. De acordo com o estudo da OMS a ansiedade atinge cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que18 milhões desse total são brasileiros.

A ansiedade é uma emoção associada a angústia, tensão e insegurança e, em seus estágios mais intensos, acaba produzindo um mal estar tão profundo que é capaz de provocar taquicardia, tonturas, vertigens, dificuldades respiratórias e alterações psíquicas como reações comportamentais, preocupação excessiva e dificuldade de concentração, entre outros sintomas.

Apesar do suporte médico e tratamento com medicamentos, quem sofre de ansiedade quer principalmente acabar com o mal-estar que ocorre durante uma crise e utilizar tratamentos coadjuvantes como o EFT – “Emotional Freedom Technique” que pode contribuir para diminuir as crises e acabar com o transtorno.

Em síntese a técnica do EFT, desenvolvida por Gary Craig, é baseada nos nove pontos da acupuntura chinesa que abrem as portas para o seu “eu profundo”.

Através desses portais psicoemocionais é possível acessar traumas e eventos que podem ter surgido na sua infância, e que hoje resultam em crises de ansiedade e até mesmo outros transtornos.

Para se chegar neste estágio, é preciso ter o suporte com um terapeuta que irá ensinar a técnica para que depois a pessoa possa cuidar da sua ansiedade pontual sozinha usando o tapping, aplicação de tapinhas leves em locais determinados.

Para aplicar o tapping é só bater com 2 ou 4 dedos nos pontos exatos onde estão os meridianos de acupuntura. Apenas no primeiro ponto, o ponto do karatê, é necessário que se diga exatamente o que está sentindo. Em seguida, nos demais pontos, é preciso falar tudo de Negativo que estiver incomodando, sejam dores ou emoções, além dos pensamentos.

Para acalmar quem está com ansiedade alta, a aplicação do Tapping, baseada também nos 9 meridianos da acupuntura, auxilia no controle imediato das emoções, porém, para que as crises diminuam ou desapareçam o EFT é um tratamento mais profundo para ansiedade, onde um terapeuta capacitado poderá aplicar a técnica e fornecer o suporte necessário.

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário