Dar e Receber – Finalmente o Equilíbrio
No meu trabalho como coach tenho percebido que uma das tarefas mais difíceis para serem executadas pelos meus clientes é o equilíbrio entre dar e receber. Principalmente as mulheres dizem que tem muita dificuldade em criar este equilíbrio, sendo muito mais fácil se doar do que aprender a receber.
Desde nossa infância não nos foi ensinado, aceitar algo por acharem estar ligada a arrogância ou superioridade. Desde receber um simples elogio, nos sentimos envergonhados, nossa primeira reação é justificar e não simplesmente aceitar.
Crescemos ouvindo “É melhor dar do que receber” e acabamos incorporando isto sem entender que ambos são necessários em nossa vida se soubermos equilibra-los. Deveríamos ensinar todas as crianças que o seu valor como pessoa não é somente medido pelo que se faz pelos outros. Seu valor é altamente baseado em como você cuida de você mesmo.
Poucos entendem que energeticamente precisa existir este equilíbrio para que este “circuito” continue acontecendo harmonicamente e com a força de seu poder.
O que acontece é que você tem que se conscientizar disto e equilibrar a balança porque ninguém valoriza um doador nato e ninguém aguenta só doar para um recebedor em potencial.
Nem todos tem consciência do quanto se doam ou se acomodam em receber em seus relacionamentos, dificultando a consciência do desequilíbrio resultante.
Farei algumas perguntas para orienta-lo a entender seu perfil e se não estiver feliz com os resultados poderá procurar o equilíbrio.
1) Todos têm modelos em suas relações, qual é o seu? Dar ou Receber?
2) Você se sente mais seguro e mais confortável se doando ou recebendo?
Para os Doadores
3) O que tem motivado sua doação? Medo de ficar só? Ansiedade de ajudar?
Para os Recebedores
4) O que tem motivado se permitir receber? Egoísmo? Comodismo?
Baseado nas respostas, em que você não só descobriu o seu perfil como entendeu os motivos que lhe fazem agir assim, sugiro uma pratica para a busca do equilíbrio.
Para os Doadores
1) Segure seus impulsos e espere o que “vem de lá” para poder fazer algo para a outra pessoa.
2) Pratique fazer um pedido para alguém 3 vezes ao dia por 30 dias. Peça uma simples informação ou que lhe ajudem a carregar algo que normalmente faria sozinha. Estenda-se até alguma coisa mais consistente que normalmente não pediria.
3) Fique ligada nas oportunidades que aparecem com pessoas que lhe oferecem algo que normalmente você recusaria e tomaria a frente para ser a doadora. Desde abrir a porta para você até oferecer para pagar seu almoço.
Para Recebedores
1) Procure perceber o que o outro precisa, tome a frente dos seus ímpetos de receber e doe.
2) Esteja consciente do que acontece a sua volta e das oportunidades de ajudar alguém. Perceba as mais simples tarefas como ceder a sua cadeira, até ligar para alguém, que sabe que esta precisando, e perguntar se existe algo que você possa fazer para ajudar.
Com esta pratica você não estará indo contra sua natureza, mas sim praticando ser o seu melhor e sentirá o prazer de receber e de doar na proporção correta e saudável.
Você perceberá que dar e receber não são opostos como pensamos. Eles têm que ser uma energia que flui conjuntamente que somente refletirá positivamente se continuar fluindo sem ser interrompida.
Tenha uma ótima semana!