Frustração
É um sentimento difícil de ser identificado, pois acabamos o confundindo com raiva. Na raiva sentimos o senso de injustiça e na frustração a incapacidade de alcançarmos o que queremos ou desejamos.
Quando nos sentimos deste modo em alguma área de nossa vida, profissional ou intima, pensamos: “Sinto que estou dando murro em ponta de faca ou que estou batendo a cabeça em uma parede que não se move”.
Não posso deixar de lembrar a frase “A definição de insanidade é fazer sempre a mesma coisa e querer que os resultados mudem”. Lembre-se que frustração não necessariamente esta ligada a fazer mais do que já estava fazendo, mas sim fazer algo DIFERENTE.
Sentimos que é um desperdício de esforço, uma vez que depositamos energia em algo e não vemos resultados ou soluções aparente.
Quando estamos em uma situação em que queremos mudanças e não estamos felizes, temos 5 opções: Vamos imaginar que queira mudanças no seu relacionamento, suas 5 opções são:
1) Mudar a pessoa: Ninguém muda ninguém, mas muitos tentam e acabam se frustrando dizendo: “Ele nunca vai mudar”.
2) Se adaptar a situação: Relaxar e não reclamar- Acomodamento. Quando verdadeiro é positivo, senão acaba se transformando na nossa 4ª e pior opção.
3) Desistir: Se afastar, mas lembre-se você vai junto e se o problema for você, logo ressurgirá em sua próxima relação.
4) Sofrer, mas ficar: Acredito que esta seja a pior opção, pois você estará em conflito aceitando algo que vai contra o que você quer. Cuidado! Seu corpo responderá com manifestações indesejadas se você não cessar o embate.
5) Você mudar: Quando mudamos nossas atitudes as respostam também mudam, é assim que funciona.
Como fazê-lo?
Quando temos um problema ele fica no Campo Mental
1) CAMPO MENTAL: Aqui estamos guiados pela emoção. Precisamos jogar o problema para o PRE-CORTEX (parte do nosso cérebro com função de racionalizar informações) para ser analisado sensatamente, sem emoções.
Como?
2) Escreva precisamente a CAUSA das suas preocupações – NÃO AS CONSEQUÊNCIAS (estas estão no campo mental)
Ex: escreva – Meu namorado anda bebendo demais.
Não escreva – Ele esta tendo reações indesejadas e acho que vou terminar com ele por isto.
3) Escreva 3 OPÇÕES para resolver o problema.
Quanto mais você pensar mais soluções aparecerá porque estará fazendo mais sinapses no cérebro.
Ex:
– Conversar sobre o assunto
– Sugerir ajuda
– Deixa-lo.
4) DECIDA o que fazer – Escolha por uma das opções que escreveu acima.
5) Coloque imediatamente a decisão em PRATICA (energia no lugar certo).
Anular-se e aceitar o que não queremos não transforma o cenário do que pretendemos mudar. Mudanças requerem observação, organização, planejamento e ação.
Pode dar um pouco mais de trabalho, mas não frustração.
Tenha uma ótima semana!