Os 4 Vilões do Relacionamento I
Gostaria de falar sobre a evolução da negatividade nos relacionamentos.
Quando as interações negativas em uma relação tem uma evolução, seguem esta ordem:
Critica – Desprezo – Defesa – Bloqueio
Hoje falarei sobre os dois primeiros
Critica
Sempre teremos alguma reclamação em relação à pessoa com quem estamos, mas existe uma diferença enorme entre reclamar e criticar.
Quando reclamamos somos específicos sobre algo que nos incomoda. A crítica é mais global e adiciona palavras negativas de caráter pessoal.
• Reclamar: “O carro esta sem gasolina. Porque você não encheu o tanque como disse que faria?”.
Criticar: “Porque você nunca se lembra de nada. Promete e não cumpre. Agora como você esqueceu mais uma vez, estamos sem gasolina”.
• Reclamar: “Você não me avisou que ia se atrasar”.
Criticar: “Você nunca se preocupa comigo e só esta concentrado na sua vida”.
O problema da critica é que abrimos espaço para o próximo vilão.
Desprezo
Sarcasmo e cinismo são tipos de desprezo e acabam gerando mais conflito e nos distanciando da reconciliação. Isto acontece quando o casal semeia pensamentos negativos sobre o outro deixando que suas diferenças se acumulem sem resolução.
A evolução dos exemplos acima seria:
• “É bom você se acostumar com meu esquecimento em relação à gasolina ou tomar alguma atitude você mesma que lhe faça mais feliz”.
• “O que você chama concentrado na minha vida é trabalhando para você ter a vida tranquila que tem”.
Pesquisas feitas nos EUA mostram que casais em que existe o desprezo de diferentes formas, estão mais propensos a doenças infecciosas (gripes, resfriados e outros) do que outras pessoas.
Tudo que tomamos consciência nos abre portas para transformações. Entender como é a evolução das desavenças lhe ajudará a evitá-las, caso contrario podem crescer em proporções tão grandes que não conseguimos recuperar a conexão mútua que a principio os uniu.
Gostaria de ir mais longe e utilizar os exemplos acima não somente para os relacionamentos amorosos, mas com outras relações como amizade e filhos.
Perceba que em qualquer relação quando somos criticados nos distanciamos da pessoa e o que sobra é o desprezo como forma de autoproteção e resguardo.
Somos humanos e estes sentimentos fazem parte de nós, mas a inteligência nos faz compreender que se não soubermos administra-los nos levarão a lugar algum senão a uma relação infeliz.
Semana que vem falarei dos outros 2 vilões Defesa e Bloqueio.
Tenha uma ótima semana!