Focar no problema ou na solução?

Focar no problema ou na solução?

Diante de alguma dificuldade temos a tendência em pensar no que esta acontecendo e nos nossos bloqueios pessoais. Dispendemos toda nossa atenção e energia em um fato que, na maioria das vezes, não podemos mudar, pois independe de nossa vontade.
Dificuldades financeiras, uma demissão ou mesmo um relacionamento onde a pessoa não se sente valorizada, são algumas situações que nos colocam numa posição de impotência, olhando nosso próprio caos. Esses são momentos onde perdemos nosso poder, nos enfraquecemos e nos vitimizamos. Dessa forma, nossa visão fica limitada pois estamos focados no problema.
Mas, quando nos tornamos observadores da situação, nos damos a possibilidade de pensar fora do contexto e ampliamos nossa visão passamos a focar na solução.
Nesse momento é importante começar a tomar decisões como buscar outras possibilidades para aumentar renda, fazer uma lista de empresas onde posso me recoloca e até procurar orientação para que deixe de me sentir desvalorizada nos próximos relacionamento que eu tiver. 
Para mudar o foco do problema para a solução é importante buscar ajuda e tomar algumas decisões partindo das seguintes perguntas:
1) O que é que eu tenho que fazer para resolver este problema?
Fará você entender claramente o que precisa fazer
2) Quando?
3) Como?
Fara você definir as ações e o tempo para concretizar sua decisão.
A partir dessa definição, seu grande problema não será mais seu foco, mas sim a solução e os meios de alcançá-la. 
Assim você terá poder sobre a situação!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário