Perdoar
Em um relacionamento o perdão pode parecer algo desnecessário, mas muitos se dissolvem pela falta do mesmo. Quando isto acontece pensamos que a mágoa e ressentimento irão junto com a pessoa. Errado! Eles ficam conosco se tornando nosso fardo e nossa prisão.
A diferença entre estar ou não com alguém não invalida se livrar deste cárcere.
Como perdoar? Em primeiro lugar tire de sua cabeça a crença de que quem perdoa perde seu poder pessoal e está sujeito a passar pela mesma experiência novamente se o fizer.
Por que perdoar? Perdoamos para nos livrarmos do ódio, ressentimento do nosso sistema que são o veneno que consome e drena nossa energia.
Como perdoar? Siga os passos e sentirá os resultados.
1) Perdoar pelo que? O que aconteceu.
2) Como permiti que isto acontecesse? Sempre existe nossa parte, por menor que seja.
3) O que desenvolvi em mim por ter passado por esta experiência? Autoestima, aprendi a ouvir minha intuição, ter mais maturidade.
4) O que desenvolvi para superar a decepção? Aprender a colocar limites, me cuidar mais, ser mais seletiva.
5) Escreva uma carta para a pessoa que lhe decepcionou com os seguintes itens:
* O que aconteceu
* Como você me fez me sentir
* Você deve ter seus motivos para ter feito o que fez
* Eu lhe perdoo para me libertar
Você não precisa se reconciliar com esta pessoa, voltar a amizade com ela ou qualquer outra atitude que mude sua decisão anterior. Imagine-se perdoando, seguindo seu caminho e deixando as corretes que lhe seguravam para trás.
Estar com alguém, passar por cima e fingir que esqueceu será como furar uma parede com um prego e arrancá-lo, mas a marca ficará trazendo a memoria e a dor revivida. Perdoar trará uma nova perspectiva para o relacionamento, cada um saberá o que aprendeu e onde tem que ter sua atenção evitando assim que se repita. Isto aumentará o respeito e os laços se estreitarão.
“O fraco nunca pode perdoar, perdão é um atributo dos fortes”